A cinética química estuda a velocidade das reações químicas e os fatores que alteram esta velocidade.
Reações químicas são o resultado de ações entre substâncias que geralmente formam outras substâncias.
Existem quatro principais fatores que alteram a velocidade das reações, veja quais são:"
1- Superfície de contato: Quanto maior a superfície de contato, maior é a velocidade da reação."
"Um exemplo que confirma isso é se você colocar para reagir com a mesma quantidade de água um comprimido efervescente inteiro e um triturado. Qual terminará de reagir mais rápido? A resposta é o comprimido triturado, pois a sua superfície de contato é bem maior que a do comprimido compacto."
"2- Temperatura: Quanto maior a temperatura, maior será a velocidade da reação."
"A panela de pressão também é usada com essa finalidade, pois o aumento da pressão aumenta a temperatura que o líquido entra em ebulição e, consequentemente, mais rápido é o cozimento do alimento."
"Por outro lado, se queremos que uma reação ocorra mais lentamente, podemos diminuir a temperatura. É o caso de colocarmos, por exemplo, carnes no freezer, pois a baixa temperatura faz com que esse alimento decomponha-se mais devagar."
"3- Concentração: Quanto maior a concentração dos reagentes, maior é a velocidade da reação."
"Um exemplo é a combustão do carvão. Se colocarmos um pedaço de carvão em brasa dentro de um frasco com oxigênio puro, a reação ocorrerá com uma velocidade muito maior. Isso porque a concentração de um dos reagentes da combustão (o oxigênio) aumentou. Antes, o oxigênio era o presente no ar, que está em uma proporção de cerca de 20%. Dentro do frasco, porém, essa proporção vai para 100%."
"4- Catalisadores: São substâncias que aumentam a velocidade de determinadas reações sem participar delas, ou seja, sem serem consumidas durante a reação.
Por exemplo, a água oxigenada decompõe-se com o tempo, mas quando ela é colocada em contato com o sangue de um machucado, essa reação ocorre com uma velocidade muito maior, o que é visto por meio da formação de bolhas."
Outros exemplos de catalizadores são as enzimas digestivas do nosso corpo, que aceleram as reações de quebra dos alimentos ingeridos para liberar os nutrientes necessários às nossas células:
Profº Ednei